quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Evangelho da Semana

DIA 01/10/2009 - Quinta-Feira
Capitulo XVII - SEDE PERFEITOS
Cuidar do Corpo e do Espírito - ITEM 11

"...Amai, pois, avossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender asnecessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis ocorpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio..."

DIA 02/10/2009 - Sexta-Feira
Capitulo XIX - A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS
O Poder da Fé - ITEM 1 e 5

A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. A fé vacilante sente a sua própria fraqueza; quando a estimula o interesse, toma se furibunda e julga suprir, com a violência, a força que lhe falece. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Faça o ESDE


Estude a Doutrina Espírita no RENASCER, todas as terças-feiras às 20:00 horas e aos sábados às 18:00 horas.

O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em “Obras Póstumas”, in verbis:

Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.

Nas palavras de Kardec, um curso regular de Espiritismo exerceria “capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. E isso porque, sendo o crivo da razão o princípio básico de aceitação das idéias espíritas, a divulgação do Espiritismo reclamava a formação de adeptos esclarecidos, que fossem capazes de manter a Doutrina isenta dos erros e dos desvios causados pela ignorância.

Com o passar do tempo, a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo foi-se impondo, notadamente no Brasil, à medida que se ia intensificando a procura do público pelas Casas Espíritas. Esse afluxo crescente de pessoas em busca da informação doutrinária, causado, em grande parte, pela ampla divulgação do Espiritismo, passou a preocupar os líderes do Movimento Espírita.

Tornava-se necessário proporcionar aos freqüentadores do Centro Espírita a oportunidade de estudarem o Espiritismo de forma sistematizada, quando os conteúdos doutrinários lhes seriam apresentados ordenadamente, obedecendo a uma seqüência lógica de assuntos inter-relacionados.

Não faltou o apelo do Plano Espiritual no mesmo sentido, tanto que o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, em 1977, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza: Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático das mesmas.

Finalmente, em 1983, ocorre o lançamento da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), em reunião memorável do Conselho Federativo Nacional. Na ocasião, o Espírito Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, acentuou:“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.

Sebendo da importância desse estudo convidamos mais uma vez a todos do Grupo Espírita Renascer a estuderem a Codificação.

a Direcao

Aviso

FESTIVAL DE MASSAS DO RENASCER

O Grupo Espírita Renascer realizará dia 24 de Outubro de 2009 apartir das 19:00h o seu já Tradicional "FESTIVAL DE MASSAS" com o clima italiano servindo um saboroso jantar, você terá a oportunidade de saborear deliciosas massas em um noite muito especial.
Os convites já podem ser adquiridos antecipadamente no valor de R$ 8,00.
Procure na secretaria em nossa sede.

Rua: Antenor Rocha Alexandre, n° 200 Parque Manibura.
Você não pode perder essa delicia!
à Direção

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Evangelho da Semana

DIA 24/09/2009 - Quinta-Feira
Capitulo XVII - SEDE PERFEITOS
A Virtude - ITEM 8

"Não é virtuoso aquele que faz ostentação da sua virtude, pois que lhe falta a qualidade principal: a modéstia, e tem o vício que mais se lhe opõe: o orgulho. A virtude, verdadeiramente digna desse nome, não gosta de estadear-se. Adivinhamna; ela, porém, se oculta na obscuridade e foge à admiração das massas."

DIA 25/09/2009 - Sexta-Feira
Capitulo XVII - SEDE PERFEITOS
Os Superiores e os Inferiores - ITEM 9

"A autoridade, tanto quanto a riqueza, é uma delegação de que terá de prestar contas aquele que se ache dela investido. Não julgueis que lhe seja ela conferida para lhe proporcionar o vão prazer de mandar; nem, conforme o supõe a maioria dos potentados da Terra, como um direito, uma propriedade."

Causos de Chico Xavier


O HOMEM MAIS RICO?


Certa vez, um amigo abordou o médium e perguntou-lhe:

- Chico, na sua opinião, qual é o homem mais rico?

Como se estivesse a ouvir a voz de Emmanuel nos escaninhos da alma, o médium respondeu:

-Para mim, o homem mais rico é o que tenha menos necessidades...

Arriscando nova pergunta, o companheiro quis saber:

-E o homem mais justo e sábio?...

Com a mesma espontaneidade, ele esclareceu:

-O homem mais justo e sábio é o que cumpre com o dever...

-Mas – insistiu, certamente, interessado em alguma revelação que lhe facilitasse a vida

– o que você está me dizendo é o óbvio...

Com o fraterno sorriso de sempre, sem se deter na tarefa de atendimento aos que lhe procuravam a palavra, Chico redargüiu:

-Meu filho, tudo que está no Evangelho é o óbvio...Não existem segredos nem mistérios para a salvação da alma.

Nada mais óbvio que a Verdade!O nosso problema é justamente este: queremos alcançar Céu, vivendo fora do óbvio na Terra!...

Dica de Livro do Mês

Aproveitando o Curso " ESTUDANDO A GÊNESE " que está sendo ministrado pela nossa companheira Magnólia aos domingos das 18:30 às 20:00 e que continua com inscrições abertas, sugerimos a leituta deste que é uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo. É um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; Na terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. Os assuntos apresentados nos dezoito capítulos desta obra têm como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas.

Autor: Allan Kardec
Páginas: 424
Tamanho: 12,5x17,5(cm)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Palestra Pública


As Palestras Públicas do Grupo Espírita Renascer acontecem todas às ultimas Sextas-Feiras do mês, portanto convidamos você para a Palestra do mês de Setembro O SERMÃO DO MONTE” com a nossa querida companheira Rita Luck dia 25/09 às 20:00. Venha conferir.
à Direção

Notícias do Movimento Espírita Cearence


OUTUBRO ESPIRITA

Palestra pública que será proferida por Liszt Rangel (PE), com o tema:
Investigando Jesus Histórico.
Dia 26 de Setembro, às 16 horas no G.E. Horizontes da Vida.

Entrada Franca!

sábado, 19 de setembro de 2009

O Espiritismo de Kardec aos dias de hoje

Vídeo extraído do DVD: "O ESPIRITISMO de Kardec aos dias de hoje" lançado em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Allan Kardec (1804-2004), o Codificador do Espiritismo, iniciativa da Federação Espírita Brasileira (FEB), em parceria com a Versátil Home. O filme traz uma visão geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano. Abrangendo desde as obras que compõe a Codificação do Espiritismo por Allan Kardec ao Movimento Espírita da atualidade, o presente filme é uma excelente introdução à Filosofia e à Ciência Espírita.

Elenco: Ednei Giovenazzi
Narração: Aracy Balabanian
Diretor: Marcelo Taranto
Duração: 9:52 mim - 1ª Parte

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Evangelho da Semana

DIA 17/09/2009 - Quinta-Feira
Capitulo XV - FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
Fora da Caridade Não Há Salvação ( Instruções dos Espíritos ) - ITEM 10

"Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão."


DIA 18/09/2009 - Sexta-Feira
Capitulo XVI - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON
Emprego da Riqueza - ITEM 11 e 12

"Qual, então, o melhor emprego que se pode dar à riqueza? Procurai - nestas palavras: "Amai vos uns aos outros", a solução do problema. Elas guardam o segredo do bom emprego das riquezas. Aquele que se acha animado do amor do próximo tem aí toda traçada a sua linha de proceder. Na caridade está, para as riquezas, o emprego que mais apraz a Deus."

Doe Suas Notas Fiscais


O Grupo Espírita Renascer lembra a todos da importância de continuarmos a doar nossas NOTAS e CUPONS FISCAIS, pois é com esse ato de solidariedade que mantemos nossa casa e damos continuidade ao nosso trabalho social junto a Comunidade Padre Eloi. Portanto queridos amigos de ideal continuemos doando. Notas e Cupons Fiscais a partir de R$ 5,00 ( Cinco Reais ) chegando lá em nossa casa e só depositar na urna.


à Direção

Notícias do Movimento Espírita Cearence


Causos de Chico Xavier

A CARIDADE E A ORAÇÃO

"O Centro Espírita Luiz Gonzaga" ia seguindo para a frente...
Certa feita, alguns populares chegaram à reunião pedindo socorro para um cego acidentado.
O pobre mendigo, mal guiado por um companheiro ébrio, caíra sob o viaduto da Central do Brasil, na saída de Pedro Leopoldo para Matozinhos, precipitando-se ao solo, de uma altura de quatro metros.
O guia desaparecera e o cego vertia sangue pela boca. Sozinho, sem ninguém... Chico alugou pequeno pardieiro, onde o enfermo foi asilado para tratamento médico. Caridoso facultativo receitou, graciosamente.
Mas o velhinho precisava de enfermagem. O médium velava junto dele à noite, mas durante o dia precisava atender às próprias obrigações na condição de caixeiro do Sr. José Felizardo.
Havia, por essa época, 1928, uma pequena folha semanal, em Pedro Leopoldo.
E Chico providenciou para que fosse publicada uma solicitação, rogando o concurso de alguém que pudesse prestar serviços ao cego Cecílio, durante o dia, porque à noite, ele próprio se responsabilizaria pelo doente. Alguém que pudesse ajudar. Não importava que o auxílio viesse de espíritas, católicos ou ateus.
Seis dias se passaram sem que ninguém se oferecesse. Ao fim da semana, porém, duas meretrizes muito conhecidas na cidade se apresentaram e disseram-lhe:
- Chico, lemos o pedido e aqui estamos. Se pudermos servir...
- Ah! Como não? - replicou o médium - Entrem, irmãs! Jesus há de abençoar-lhes a caridade. Todas as noites, antes de sair, as mulheres oravam com o Chico, ao pé do enfermo.
Decorrido um mês, quando o cego se restabeleceu, reuniram-se pela derradeira vez, em prece, com o velhinho feliz.
Quando o Chico terminou a oração de agradecimento a Jesus, os quatro choravam. Então, uma delas disse ao médium:
- Chico, a prece modificou a nossa vida. Estamos a despedir-nos. Mudamo-nos para Belo Horizonte, a fim de trabalhar.
E uma passou a servir numa tinturaria, desencarnando anos depois e a outra conquistou o título de enfermeira, vivendo, ainda hoje, respeitada e feliz.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aviso

FESTIVAL DE MASSAS DO RENASCER


O Grupo Espírita Renascer realizará dia 24 de Outubro de 2009 apartir das 19:00h o seu já Tradicional "FESTIVAL DE MASSAS" com o clima italiano servindo um saboroso jantar, você terá a oportunidade de saborear deliciosas massas em um noite muito especial.

Os convites já podem ser adquiridos antecipadamente no valor de R$ 8,00
Procure na secretaria em nossa sede.
Rua: Antenor Rocha Alexandre, n° 200 Parque Manibura.
Você não pode perder essa delicia!

à Direção


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aviso

ESTUDANDO A GÊNESE

A criação da Humanidade (corpórea e espiritual) e do mundo material sempre foi, desde a Antigüidade, um tema palpitante e polêmico. E, nesta obra, Kardec mostra-nos que a Revelação Espírita lança intensa luz sobre essa grande questão. Dois outros temas interessantes são também analisados: os Milagres e as Profecias - no sentido amplo e, em particular, no Evangelho -, tornando-os compreensíveis e naturais ao nosso entendimento. No capítulo final, Os Tempos são Chegados, o Codificador alerta-nos sobre o difícil período de transição que atravessamos, transmitindo-nos muita esperança e fé.

No próximo domingo, 20 de setembro, começa o Curso "ESTUDANDO A GÊNESE", que será ministrado pela companheira Magnólia.

Horário: 18:30h

Aproveite e faça sua inscrição!O acesso é gratuito.
À Direção

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Evangelho da Semana

DIA 10/09/2009 - Quinta-Feira
Capitulo XIII - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA
Caridade Material e Caridade Moral - ITEM 09

"Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles." Toda a religião, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. Se fossem observados nesse mundo, todos seríeis felizes: não mais aí ódios, nem ressentimentos. Direi ainda: não mais pobreza, porquanto, do supérfluo da mesa de cada rico, muitos pobres se alimentariam e não mais veríeis, nos quarteirões sombrios onde habitei durante a minha última encarnação, pobres mulheres arrastando consigo miseráveis crianças a quem tudo faltava".

DIA 11/09/2009 - Sexta-Feira
Capitulo XIII - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA
A Beneficência - ITEM 11

"Caridade! sublime palavra que sintetiza todas as virtudes, és tu que hás de conduzir os povos à felicidade. Praticando-te, criarão eles para si infinitos gozos no futuro e, enquanto se acharem exilados na Terra, tu lhes serás a consolação, o prelibar das alegrias de que fruirão mais tarde, quando se encontrarem reunidos no seio do Deus de amor. Foste tu, virtude divina, que me proporcionaste os únicos momentos de satisfação de que gozei na Terra".

Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aviso

VENHA PARTICIPAR

Todos os domingos das 16:30 às 17:30, o Grupo Espírita Renascer, através da Coordenação de Infância e Juventude, abre suas portas para todos que desejam participar do Culto do Evangelho de Jesus a luz da Doutrina Espírita. Esse grupo inicialmente trabalhava junto aos pais e responsáveis pelas crianças e jovens que participavam da evangelização, chamado de Ciclo de Pais. Hoje essa atividade se chama Grupo de Evangelho Terapia, que além de oferecer apoio aos pais, se estende a todos indistitamente, no final do estudo o passe para a hamonia geral. Fica então o nosso CONVITE, venha e traga a família. Com certeza será uma tarde de muito aprendizado e alegria.


Coordenação da Infância e Juventude

Notícias do Movimento Espírita Cearence


III Encontro Estadual do ESDE no Ceará


O evento se realizará na FEEC, nos dias 02, 03 e 04 de outubro para três públicos distintos: dirigentes de casas espíritas; alunos do ESDE e Monitores/coordenadores. Inscrições abertas na FEEC a partir de 1º de setembro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Notícias do Movimento Espírita Cearence


Uma das faculdades pessoais que mais gera dúvidas e insegurança é a mediunidade. Para quem é médium, exercita a mediunidade numa casa espírita e quer adquirir mais segurança em sua atividade, eis uma oportunidade imperdível:

A Associação de Divulgadores do Espiritismo do Ceará - ADE/CE realizará dia 27 de Setembro o 3º Encontro de Médiuns do Ceará - ENTREMEDIUNS, com o conferencista pernambucano Liszt Rangel, dando prosseguimento à divulgação do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Nos dois encontros anteriores foram tratados os temas: "Qualidade na Prática Mediúnica" e "Mediunidade e Obsessão". Desta feita, o tema será "Segurança Mediúnica" e contará com uma mesa de debates ao final do encontro com a participação do colaborador do Lar Beneficente Clara de Assis, Nilton Sousa.O evento é destinado aos trabalhadores do movimento espírita que estão vinculados à atividade mediúnica em sua instituição espírita.


Valor do investimento: apenas R$ 5,00.


Dia 27 de setembro - Das 09h às 16h LOCAL: Escola Educar SESC - Av. José Bastos, 813 - Farias Brito - Próx. Av. Bezerra de Menezes (indo pela Bezerra de Menezes, sentido centro/Mr. Hull, entrar à direita na rua que ladeia o trilho)Informações: ADE/CE - (85) 3249.6812 (de segunda a sexta-feira, até às 16:00h -Sábado e domingo, qualquer horário).Inscrições: Livraria Sinal Verde (FEEC) - Rua Princesa Isabel, 255 - Centro - (85) 3212.1092