quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pondo a mão na consciência.

Por Cláudio Vasconcelos


As tarefas que se desenvolvem no âmbito das organizações religiosas em geral e do Centro Espírita em particular, via de regra – e todos sabemos disso – resultam de trabalho voluntário, isto é, não financeiramente remunerado.


O regulamento a que todos os trabalhadores nos sujeitamos é de ordem exclusivamente moral: Não há relógios de ponto a nos vigiar a pontualidade; não se fazem registros de nossa assiduidade, com vistas a eventuais cortes de salário; quase sempre não há avaliações de nosso desempenho funcional e, por conta disso mesmo, não se operacionaliza um controle de qualidade dos serviços que prestamos aos que nos buscam (encarnados ou desencarnados); não se vive, por fim, sob ameaças da destituição de cargos ou demissões compulsórias.


Tudo mesmo acaba funcionando com base tão-só no DEVERobrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros; “ uma bravura da alma”, enfim, segundo a palavra sábia de Lázaro (Evangelho Segundo o Espiritismo,XVII, item 7).


Por outro lado, a vida de todos nós, nestes tempos de modernidade ou “neste final de ciclo”, como costumam chamar os Espíritos Superiores, vem sendo remarcada por inúmeros entraves: doenças endêmicas e epidêmicas que, às vezes, nos prendem em casa; carga horária consagrada ao trabalho comum cada vez mais extensa e pesada, para atendermos, no circulo familiar, às exigências crescentes da civilização atual; trânsito, cada dia mais caótico e lento e, muitas vezes, perigoso; riscos de assaltos etc. etc. etc.


Que sucede, então? Muitos de nós, ainda que involuntariamente, vamos, aos poucos, nos tornando inadimplentes para com as nossas obrigações morais: Passamos a nos permitir sistemáticos atrasos em relação ao horário de chegada à Casa Espírita, isso quando não começamos a faltar à tarefa com a qual nos comprometêramos um dia. No início, ainda nos assalta o remorso, mas mesmo o remorso vai-se diluindo com o passar do tempo, à custa de auto-justificações, bastas vezes, equivocadas, mas que nos ajudam a anestesiar a consciência; e nos afastamos de vez... e assim permanecemos até que algo sofrido venha despertar, em nós, a lembrança da Casa que no acolhera, a certa altura da vida, e da causa por nós abraçada com entusiasmo e abandonada em momento de vexatória deserção.


Bem, a equipe espiritual dirigente de uma Instituição Espírita sabe muito bem que não seria prudente, nem caridoso, deixar que se enchesse o Centro de freqüentadores sem ter quem os atenda, satisfatoriamente. Segue-se daí o esvaziamento e algumas vezes, o próprio fechamento da Casa Espírita, ante a improdutividade de seus trabalhos. André Luiz, em sua obra “Desobsessão” cap. 14, assevera, contundente: “O fracasso, na maioria das vezes, é o produto infeliz dos retardatários e dos ausentes”.


Ora, de todo dispensável anotarmos que os trabalhadores que ficam, precisam transpor, no dia a dia de suas vidas, barreiras existenciais semelhantes às dos que não puderam continuar na obra, e que, se antes da saída destes, já pesavam sobre aqueles algumas sobreposições de tarefas, até em conseqüência da crônica e natural escassez de trabalhadores, imaginemos, agora, como haveriam de estar sem a ajuda dos desistentes.


O objetivo que nos reúne, no dia de hoje, é por tanto o de conhecermos as atuais condições de funcionamento de nossa Casa, para podermos, com base no auto-exame de nosso desempenho à testa das obrigações que nos estão afetas, e ainda, levados pelo amor e pela gratidão que nos liga ao Grupo Espírita Renascer, oferecer nossa contribuição à melhoria dos serviços que ele, em nome de Jesus, oferta aos necessitados.


Texto lido por ocasião da 2ª Reunião Geral de Trabalhadores do Grupo Espírita Renascer no dia 04 de Julho de 2010.


Juventude, venha fazer parte.

O que não pode faltar é brincadeira nesse grupo, você não acha?
Momento da Prece. Silêncio!
Atenção redobrada na hora das apresentações.
Novos amigos chegando pra fazer parte.
Um pouco de música para refletir.

Essas fotos são do Grupo de Jovens que no dia 08 de Agosto iniciou os seus trabalhos. Um grupo jovem, dinâmico, criativo e cheio de energia para movimentar as tardes de domingo do Renascer. Venha fazer parte também, se inscreva na secretaria e participe conosco desse projeto maravilhoso.

Coordenação da Infância e Juventude

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Campanha Brasil sem Aborto


O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto lançou a campanha A vida depende do seu voto – 2010 e já está recebendo, e começando a divulgar em seu site, os termos de compromisso dos candidatos que defendem a vida das crianças no útero de suas mães, desde a concepção.

Para verificar o modo de proceder, e imprimir o termo de compromisso, acesse http://brasilsemaborto.com.br

Pedimos a todos que defendem a vida que nos ajudem a divulgar essa campanha, primeiro para conseguir o compromisso dos candidatos, e depois divulgando o site junto aos eleitores. Vamos fazer uma grande corrente para termos governos e parlamentos que promovam a vida humana, desde a concepção!

A vida depende do seu voto!

O voto fortalece a democracia.

Estamos em ano eleitoral. Mais uma vez a democracia brasileira será fortalecida e consolidada pelo exercício do voto, esse nobre direito da cidadania. Nosso voto é muito valioso, e precisamos estabelecer critérios muito claros na hora de escolher as pessoas que vão nos representar na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Executivo. Voto consciente é aquele que leva em conta os princípios e valores dos candidatos, para eleger pessoas que realmente representem nosso modo de pensar.

O mais importante de todos os direitos humanos – o direito à vida.

Que critérios teremos? Honestidade, compromisso com a ética e com as necessidades do povo, competência administrativa e respeito e valorização da vida. A prática do aborto é crime em nosso país, mas é feito clandestinamente, e tem ceifado inúmeras vidas indefesas que são assassinadas covardemente no útero de suas mães. A solução não está na legalização, mas em políticas que garantam que:

  1. todas as mulheres que engravidam tenham atendimento de qualidade nos postos de saúde e nos hospitais públicos até o momento do parto;
  2. haja ampla campanha de esclarecimentos quanto à prevenção à gravidez indesejada, respeitando os princípios e as convicções religiosas de cada pessoa;
  3. não se promova ou permita a distribuição da “pílula do dia seguinte” para os jovens e adolescentes, pela rede pública de saúde, uma vez que este medicamento tem efeito abortivo,. Isto se aplica também ao DIU.

Escolha candidatos comprometidos com a vida - desde a concepção.

Temos que eleger pessoas comprometidas com a defesa da vida do momento da concepção até a morte natural. Lembre-se: a Vida depende do seu Voto. Vote em quem é contra o aborto e não defende a sua legalização. Se você ainda não tem os seus candidatos ou candidatas pró-vida, clique aqui e verifique na lista o(a)s candidato(a)s do seu Estado e vote nele ou nela, com a consciência de que seu voto contribuirá para a construção de um Brasil mais justo, mais solidário e mais humano. Um Brasil sem Aborto. Se você conhece um candidato pró-vida que ainda não consta do site, coloque-o em contato conosco

Lenise Garcia
Presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto
61 - 8111-6961

Jaime Ferreira Lopes
Vice-Presidente Nacional Executivo do
Movimento Nacional da Cidadania pela Vida -Brasil Sem Aborto
(61) 8117-9107

Coordenação do Blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESDE com Inscrições abertas


Estão abertas na Secretaria do Renascer as inscrições para um novo ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Conseqüências do ESDE

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz conseqüências bastante amplas para aqueles que o freqüentam. Essas conseqüências podem-se resumir da seguinte maneira:

  1. facilita a reforma íntima;
  2. garante a unidade de princípios em torno do estudo, facultando a compreensão e a assimilação corretas dos princípios doutrinários espíritas;
  3. proporciona a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada;
  4. desenvolve a fé raciocinada;
  5. contribui para o desenvolvimento de oradores mais bem preparados;
  6. possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática;
  7. favorece a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.
O Curso começará no início de Setembro.
todas às terça-feiras das 20:00h às 21:30h.
Monitor: Paulo Roberto

Procure a secretaria e se inscreva, esperamos você.

Coordenação do Blog.


Evangelho da Semana

DIA 12/08/2010 - Quinta-Feira
Capitulo VII - BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO
O Orgulho e a Humildade - ITEM 11

"A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidos são os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que este sentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que se devem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuário para ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos dAquele que nos salvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-o acima de todos os profetas"

DIA 13/08/2010 - Sexta-Feira
Capitulo VIII - BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO
Escândalos - ITENS 11 e 12

"No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão amiúde empregada, é
muito mais geral, pelo que, em certos casos, não se lhe apreende o significado. Já não é
somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das
imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão.
O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral."

O Evangelho Segundo o Espiritismo




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

8ª Mostra de Teatro Transcendental


A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega à sua oitava edição com o tema "EDUCAÇÃO PARA A PAZ" CELEBRANDO O CENTENÁRIO DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ .


A Mostra artística é realizada anualmente com fins solidários e envolverá, neste ano, seis espetáculos de companhias do Paraná, Minas Gerais,Ceará, Bahia,Santa Catarina e Rio de Janeiro.


Em 2010 o Sol vai brilhar novamente...

Participe e ajude a mudar a vida de muita gente...


O Maior Evento Beneficente do Ceará.

Todo o arrecadado será destinado às seguintes instituições beneficentes: Casa de apoio Sol Nascente, Associação NAVI- Nucleio de Assistência a Vida Infantil, GETUZ- Grupo Espírita Trilha de Luz e INCOR CRIANÇA -Instituto do Coração da criança e do adolescente.


8ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Dia: 17 a 22 de agosto de 2010

Local: Theatro José de Alencar


Dia 17/08 - Estréia com o Espetáculo : Nosso Lar (PR)às 19h ...

Dia 18/08 – Nosso Lar(PR) às 19h e 21h...

A peça conta detalhes de uma cidade espiritual que está situada sobre o território brasileiro, e das experiências vividas neste lugar pelo espírito André Luiz, um médico carioca desencarnado no século passado, que no início dos anos 40, através da mediunidade de Chico Xavier, descreve o cotidiano desta cidade. Fala da grande importância de se construir um futuro pessoal e coletivo melhor.


Dia 19/08 – Espetáculo: A Idade da Ameixa(MG) às 19h e 21h...

m casarão antigo, uma grande ameixeira serve de fio condutor para as mulheres de uma mesma família: uma metáfora do tempo. Várias gerações dividem não só o espaço, mas também seus medos, frustrações, alegrias e anseios. Escrito pelo premiado autor argentino Aristides Vargas.


Dia 20/08 – Espetáculo: O Pagador de Promessas(CE) às 19h e 21h...

Esta grande tragédia de Dias Gomes conta a história de um típico homem do sertão nordestino, pleno de sua inocência, luta, em nome de sua honra, contra toda uma coletividade que, de maneira hostil, deseja destruí-lo. Tudo por causa de uma promessa feita para a recuperação da saúde de um animal, um burro. O fim trágico do ingênuo sertanejo torna-se sua própria redenção.


Dia 21/08 – Espetáculo: Ontem, Uma Lembrança (SC) às 19h e 21h...

Duas histórias paralelas que se passam em uma mesma casa, sendo uma em 1921 e outra em 1968. Duas vidas separadas no tempo, mas com algo em comum. Estranhos fenômenos atormentam uma família, onde a matriarca sofre maior influência. Após doloroso processo obsessivo, ela é esclarecida que tais fenômenos são de ordem espiritual e que somente com sabedoria e amor, poderá se libertará de tanto sofrimento e dor.


Dia 22/08 – Espetáculo: Morrendo e Aprendendo (RJ) às 19h e 21h...

Esta comédia aborda, com muito bom humor, temas relevantes como a lei de causa e efeito, a evolução do indivíduo, tendo como pano-de-fundo a vida e a morte de Dona Lourdes Thereza. Mulher muito rica, mas sem qualquer preocupação com a caridade ou com seu próprio aperfeiçoamento, fica indignada com o tratamento recebido após sua morte. Transmite uma mensagem edificante em meio a muitas risadas.


Dias 21/08 e 22/08 às 17h- Espetáculo Infantil : Alice no Sertão das Maravilhas (CE)...

spetáculo infantil que conta a história de uma menina chamada Alice. Entediada com a repetição de fórmulas e métodos na sala de aula, ela começa a questionar o fato do livro não ter figuras e como é importante dar asas a imaginação para que as histórias revelem as cores, cheiros e sabores de um lugar. Nessa viagem, ela vai se encantando com aquele universo até então desconhecido, o sertão.


Informações e Troca de Ingressos:

Ingresso individual: 2 Kg de alimento não-perecível + 1 Livro (não didático)

CLEJA – Clube do Livro Espírita Joanna de Ângelis

Cel: (85) 9973 .5760

Raimundo Santos

E-mail: clejace@yahoo.com.br


Idealização:

SERVIS SEGURANÇA


Organização:

Via de Comunicação

Realização:

ESTAÇÃO DA LUZ


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier


Coordenação do Blog



Censo demográfico do IBGE - Retificação

RECOMENDAÇÃO AOS ESPÍRITAS


Por orientação do presidente Nestor João Masotti, ausente do País em viagem a Nova York, em evento que homenageia Chico Xavier, na sede da ONU, RETIFICAMOS a informação transmitida no dia 2 de agosto, a respeito do Censo demográfico 2010, promovido pelo IBGE.

Diante dos novos esclarecimentos, obtidos em consulta direta ao Órgão, pedimos considerar que, aos pesquisadores do IBGE, poderão ser respondidas as alternativas ligadas ao código 610, todas relacionadas a uma mesma opção: Espírita. A exemplo, poderão ser respondidas as opções Allan Kardec, Cardecismo,Cardecista, Kardecismo, Kardecista, Centro Espírita, Doutrina Espírita,Federação Espírita Brasileira e Espiritismo, entre outras.

A Coordenação do Blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mensagem pra você


ASSIM FALOU JESUS

Disse o Mestre: "buscai e achareis".
Mesmo nos céus, você pode fixar a atenção na sombra da nuvem
ou no brilho da estrela.

Afirmou o Senhor: "cada árvore é conhecida pelos frutos."
Alimentar-se com laranja ou intoxicar-se com pimenta é problema seu.

Proclamou o Cristo: "orai e vigiai para não entrardes em tentação, porque o espírito, em verdade, está pronto, mas a carne é fraca."
O espírito é o futuro e a vitória final, mas a carne é o nosso próprio passado, repleto de compromissos e tentações.

Ensinou o Mentor Divino: "não condeneis e não sereis condenados".
Não critique o próximo, para que o próximo não critique a você.

Falou Jesus:"quem se proponha conservar a própria vida,perdê-la-á".
Quando o arado descansa, além do tempo justo, encontra a ferrugem que o desgasta.

Disse o Mestre: "não vale para o homem ganhar o mundo inteiro, se perder sua alma".
A criatura faminta de posses e riquezas materiais, sem trabalho e sem proveito, assemelha-se, de algum modo, a pulga que desejasse reter um cão para si só.

Afirmou o Senhor: "não é o que entra pela boca que contamina o homem".
A pessoa de juízo são, come o razoável para rendimento da vida, mas os loucos ingerem substâncias desnecessárias para rendimento da morte.

Ensinou o Mentor Divino: "andai enquanto tendes luz".
O corpo é a máquina para a viagem do progresso e todo relaxamento corre por conta do maquinista.

Proclamou o Cristo: "orai pelos que vos perseguem e caluniam".
Interessar-se pelo material dos caluniadores é o mesmo que se adornar você, deliberadamente, com uma lata de lixo.

Falou Jesus: "a cada um será concedido segundo as próprias obras".
Não se preocupe com os outros, a não ser para ajudá-los; pois que a lei de Deus não conhece você pelo que você observa, mas simplesmente através daquilo que você faz.

ANDRÉ LUIZ

(O Espírito da Verdade, 55, FCX,WV, FEB)

Evangelho da Semana

DIA 05/08/2010 - Quinta-Feira
Capitulo V - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS
Motivo de Resignação - ITENS 12 a 13

"O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo
por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a
duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num
golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a
curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de um próximo
futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o
fazem avançar."

DIA 06/08/2010 - Sexta-Feira
Capitulo VI - O CRISTO CONSOLADOR
O Jugo Leve - ITENS 1 e 2

"Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados,
encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio
ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que
simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga
o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que
eu vos aliviarei.""

O Evangelho Segundo o Espiritismo







Recomendação aos Espíritas

Censo demográfico do IBGE

Considerando que, segundo informações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, na pesquisa destinada ao Censo demográfico nacional caracterizou os espíritas como Kardecistas;
Considerando que esta Federação Espírita Brasileira - FEB, não foi consultada por aquele órgão sobre o assunto;
Considerando que a esta altura, não há tempo hábil de tentar mudar a programação estabelecida pelo IBGE;
Considerando ainda que a pesquisa nacional já se encontra em curso;
Recomendamos a todos os espíritas que, ao serem consultados pelos pesquisadores do IBGE e visando a inclusão de todos na contagem que se realiza, declarem-se Kardecistas, uma vez que no formulário do Censo não foi registrada a palavra Espírita.


Brasília, 2 de agosto de 2010.

Federação Espírita Brasileira
Nestor João Masotti
Presidente