quarta-feira, 3 de março de 2010

Campanha do ESDE

- O que é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita?

O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

- Como surgiu a Campanha do ESDE?

A campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita teve, por embrião, uma outra, que se intitulou Comece pelo Começo, lançada, em nível local, pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, no ano de 1975. O título escolhido pela USE é uma exortação ao estudo das obras básicas do Espiritismo. Mais tarde, em 1978, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS, retomando essa idéia, lançou, também em nível local, uma outra campanha, voltada, especificamente, ao estudo sistematizado da Codificação Espírita.

Finalmente, em novembro de 1983, a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foi lançada, em nível nacional, pela Federação Espírita Brasileira, em reunião ordinária do seu Conselho Federativo Nacional – CFN.

Pode dizer-se que, apesar dos percalços que todo empreendimento humano costuma enfrentar, a Campanha do ESDE vem, ao longo do tempo, servindo de instrumento para a implantação do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita em todo o Brasil. Dentre os resultados por ela já atingidos, alinham-se os seguintes: ampliação do número de pessoas a estudar sistematicamente a Doutrina Espírita; criação de novos grupos espíritas para atender ao crescente afluxo do público; realização das tarefas espíritas de forma coerente com os princípios doutrinários, sem ritual, dogmas, parâmetros, idolatria, simbologia ou fórmula exterior.

Quais as conseqüências do ESDE?

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz conseqüências bastante amplas para aqueles que o freqüentam. Essas conseqüências podem-se resumir da seguinte maneira:

• facilita a reforma íntima;

• garante a unidade de princípios em torno do estudo, facultando a compreensão e a assimilação corretas dos princípios doutrinários espíritas;

• proporciona a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada;

• desenvolve a fé raciocinada;

• contribui para o desenvolvimento de oradores mais bem preparados;

• possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática;

• favorece a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.

Como posso participar do ESDE?

Os horários das turmas de ESDE no RENASCER são os seguintes:

  • TERÇAS: de 20h às 21:30h
  • SÁBADOS: de 18:30h às 20:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário