segunda-feira, 18 de março de 2013

Movimento Internacional em Cuba



O mês de Março, nos dias 22 a 24, marca a realização do 7º. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, em Havana, Cuba (*) .
Cuba sedia este Congresso, tendo como tema central “A Educação Espiritual e a Caridade na Construção de um Mundo de Paz”, o que é de fundamental importância para se refletir, à luz do Espiritismo, e se evocando O evangelho segundo o espiritismo – próximo aos 150 anos de sua publicação – e as suas contribuições para a edificação de uma nova Era para a Humanidade!
Esse evento significativo ocorre após 125 anos do primeiro grande encontro internacional, o 1º Congresso Internacional Espiritista, efetivado em Barcelona, em setembro de 1888, que teve como presidente de honra o pioneiro José Maria Fernandez Colavida, considerado o “Kardec espanhol”, a atuação de espíritas de escol como Amália Domingo Soler, e, entre os visitantes, a delegação cubana era a mais numerosa. Estes Congressos, muito produtivos e sérios até os anos 1930, produziram textos e ensejaram livros importantes, como alguns de autoria de Léon Denis e Ernesto Bozzano. Aliás, Léon Denis representou a FEB em vários eventos internacionais.
Após fundação do Conselho Espírita Internacional (Madrid, 1992), esta entidade passou a promover eventos trienais, iniciando com o 1º. Congresso Espírita Mundial (Brasília, 1995), e seguindo-se em: Lisboa (1998), Cidade da Guatemala (2001), Paris (2004), Cartagena de Índias (2007), Valencia (2010), agora Havana.
O CEI tem efetivado um importante trabalho para a difusão da Codificação Espírita e prosseguirá, sempre se adequando às novas realidades e necessidades.  Havana será mais um momento de intercâmbio, animado pelo espírito de união e de solidariedade!
Antonio Cesar Perri de Carvalho
Presidente da FEB
(*) – Página eletrônica do Congresso: www.7cem.org
Blog do Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário