quinta-feira, 29 de julho de 2010
Aviso
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Evangelho da Semana
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Palestra Pública
quarta-feira, 21 de julho de 2010
A Arte transformando o Ser.
Está escrito em Obras Póstumas a precisa previsão de Allan Kardec: “Assim como a arte cristã sucedeu a arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã”
Evangelho da Semana
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Se você é Jovem, venha.
- Promover a educação moral do jovem através dos princípios básicos norteadores da Doutrina Espírita;
- Oferecer oportunidades para que eles se percebam como seres integrais – biológico, social, psíquico e espiritual – rumo à perfeição, com possibilidades de transformarem a si mesmos e ao seu meio;
- Proporcionar o estudo da Natureza, de suas leis, a origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal;
- Possibilitar uma reflexão crítica da experiência presente como alavanca para um futuro mais consciente e feliz;
- Despertar neles o desejo de amar e servir, construindo uma consciência crítico-coletiva;
- Fortalecer os laços familiares à luz do Espiritismo, através da evangelização conjunta das crianças, jovens e pais;
- Integrar o jovem no movimento espírita, através de encontros, seminários e congressos;
- Utilizar a arte, a literatura e a ação social como meio de construção de uma consciência cristã;
- Proporcionar um acompanhamento espiritual do jovem, para desperta-los, esclarece-los e orienta-los para uma vivência da moral cristã.
IV Encontrão de Evangelizadores da Infância e Juventude
Dois importantes eventos ligados à evangelização infantil, quais sejam: o II FÓRUM DE EVANGELIZADORES (23/07, às 19 h, na FEEC) e o IV ENCONTRÃO - DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA EVANGELIZAR aconteceram nos dias 23, 24 e 25, das 08 h às 17 h no Lar Fabiano de Cristo da Maraponga.
Você que tem interesse nessa área de atuação do Movimento Espírita, não pode deixar de participar, para desenvolver, ainda mais, suas habilidades em lidar com crianças e jovens, à luz da Doutrina Espírita.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: (85) 3212.1092 - 3212.4268
Coordenação do Blog
terça-feira, 13 de julho de 2010
Evangelho da Semana
sexta-feira, 9 de julho de 2010
A Parábola do Bom Samaritano
Veja esse Vídeo formidável que encontramos pra você.
Alguns comentários:
CAIRBAL SCHUTEL E O SAMARITANO
Cairbal Schutel, no livro Parábolas e Ensinos de Jesus, retrata a didática do discurso de Jesus em que o Mestre não perdia a oportunidade para enaltecer os pobres, os deserdados, os repudiados pelas seitas dominantes. Tanto nesta, como nas demais parábolas, o objetivo não muda, ou seja, aproveita-se de uma realidade material para evocar as realidades de cunho moral e espiritual. No caso específico desta parábola, Jesus escolhe o Samaritano, considerado desprezado e herético pelos judeus ortodoxos. O interessante, ainda, é que a referida parábola foi proposta a um Doutor da Lei, a um judeu da alta sociedade que, para tentar o Mestre, foi inquiri-lo sobre a vida eterna. O judeu doutor não ignorava os mandamentos, mas não os punha em prática. Do mesmo modo pode-se falar dos sacerdotes, que conheciam perfeitamente a Lei, mas não a punha também em prática. Por fim, diz que o viajante ferido pode ser comparada a Humanidade saqueada de seus bens espirituais e de sua liberdade, pelos poderosos do mundo. (1979, p. 74 a 77)
ALLAN KARDEC E O SAMARITANO
No quadro desta parábola é preciso separar a figura da alegoria. A homens que estavam ainda na infância da espiritualidade, Jesus precisou utilizar-se de imagens materiais, surpreendentes e capazes de impressionar. Mas ao lado dessa parte acessória e figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade que espera o justo e da infelicidade reservada ao mau. Jesus não fala das convenções externas da religião; simplesmente quer exaltar a caridade, o único meio de salvação da alma. É por essa razão que Jesus coloca o Samaritano, considerado herético, acima do ortodoxo que falta com a caridade. (Kardec, 1984, cap. XV, item 2 e 3, p. 198 a 201)
à Coordenação do Blog
ALMOÇO SOLIDÁRIO
O Grupo Espírita Renascer convida você para o ALMOÇO SOLIDÁRIO dia 18 de Julho, domingo próximo a partir das 12h. Você irá se deliciar com a nossa galinha à cabidela, pernil, vatapá, paçoca, baião de dois e outras coisas mais, além de bolos, cocadas e picolés, venha e traga a família será um dia de muita alegria e confraternização.
O convite custa apenas R$ 8,00 por pessoa e você poderá adquirir na secretaria do Renascer ou com qualquer um dos trabalhadores da casa e se você quiser também poderá adquirir no mesmo dia do evento é só chegar e saborear.
Local: Grupo Espírita Renascer
Rua: Antenor Rocha Alexandre, 200 - Parque Manibura
à Direção
Notícias do Movimento Espírita Cearence
Como parte da programação federativa, a FEEC realizará dia 18 de julho, o Seminário de Unificação, que congregará os colaboradores de casas espíritas da capital e do interior. Confira a programação.
XIV SEMINÁRIO DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA CEARENSE
TEMA: ORIENTAÇÃO AOS ORGÃOS DE UNIFICAÇÃO: unir para difundir
Dia 18/07/2010 (domingo)
Manhã
8h30 Abertura, mensagem e prece (Vídeo da capacitação FEB-Ce).
8h40 às 9h Síntese das ações de união e unificação no Brasil e no Ceará.
9h às 9h15 Apresentação do livro “Orientação aos Órgãos de Unificação”
9h15 às 9h30 Vivência interativa (balões).
9h30 às 10h Oficina de trabalho: Tomando por base o OOU que ações concretas, do ponto de vista individual e coletivo, deverão se desenvolver no movimento espírita cearense para que haja mais união e unificação?
10h às 10h20 INTERVALO
10h20 às 11h Apresentação dos trabalhos das oficinas
11h às 12h Sistematização dos pontos comuns e os mais enfatizados.
Tarde
14h às 14h15 vídeo dos 100 anos CEC.
14h15 às 14h30 Ventos e tempestades (slides).
14h30 às 16h Comentários sobre os ventos e tempestades do movimento.
16h às 16h15 INTERVALO
16h15 às 16h40 Gestão federativa: (slides com interação do grupo).
16h40 às 17h Compromissos – multiplicação do curso nas UDEs e AREs.
17h às 17h30 considerações finais e encerramento.