terça-feira, 28 de agosto de 2012

Para te encantar




Convidamos você e sua família para conhecer o CORAL RENASCER EM VOZ, e se encantar com esse grupo que nasce do desejo de alguns frequentadores e trabalhadores do Grupo Espírita Renascer de levar a música de alto nível através das vozes que compõe esse belíssimo Coral a te emocionar, tendo como Maestrina Myra Grangeiro do Coral Espírita Prece em Canto no comando. 


Portanto não deixe de prestigiar, venha dia 31 de Agosto, sexta-feira e assista a essa apresentação, e logo após ouvir a nossa Palestra do Mês com o companheiro Alcides Lopes abordando o tema evangélico A PARÁBOLA DO MORDOMO INFIEL.


A ARTE ESPÍRITA

Podemos reconhecer a arte espírita em toda manifestação artística que reflita a beleza da harmonia Divina.

Está escrito em Obras Póstumas a precisa previsão de Allan Kardec: “Assim como a arte cristã sucedeu a arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã”

No decorrer da leitura do mencionado texto, compreendemos que arte espírita não é um gênero especial de arte, com características que a diferenciem de outros gêneros, destinada a grupos fechados, sectaristas. Pelo contrário, arte espírita é por definição e por princípio a arte universal, o transbordar da capacidade humana de criar, porém embebida dos conhecimentos e sentimentos doutrinários, que transparecem em suas cores, luzes, sons e movimentos com naturalidade, com sutileza e com eficácia. Em uma palavra, arte espírita é a arte humana, porém feita por quem absorveu em seu espírito, e é este quem cria os conceitos codificados por Kardec, os ensinamentos divulgados por Jesus.

No entanto, passamos a denominar a arte de espírita não quando ela é apresentada em centros espíritas, quando é captada mediunicamente ou quando assinada por pessoa militante no movimento espírita. Não, seria pouco para definir um conceito muito maior. A arte é espírita realmente quando ela atinge o objetivo de levar à humanidade o consolo, o desejo de auto-reforma, o bem, a caridade, o amor, enfim, quando ela age como um instrumento de Jesus, não importa se no centro espírita ou num palco, se num evento espírita ou na televisão.

Chegará um dia em que todos os artistas do mundo farão arte espírita e nem perceberão isto. Em um mundo de regeneração, no qual a palavra de ordem será o trabalho e todas a religiões terão convergido para um ponto comum, a arte espírita será a arte natural, generalizada, enfim, a arte será espírita, conforme a previsão de Kardec.

Lembremos que a arte espírita prepara ambientes, ensina crianças e divulga a doutrina. Porém muito mais importante do que o auxilio que a arte pode oferecer ao Espiritismo, é a transformação que este causará, e já esta causando, na arte.

O mundo mais do que nunca, precisa desta arte renovada.


Blog do Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário