terça-feira, 1 de outubro de 2013

Andragogia, ensino para adultos do ESDE

Aconteceu dia 29 de Setembro, domingo às 8:30 da manhã na Federação Espírita do Estado do Ceará - FEEC, a II Oficina de ESDE de 2013 sobre o Tema Andragogia

A Andragogia diz respeito ao ensino de adultos, é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A Andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. 

A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios:
  • A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens
  • A facilidade dos adultos em aprender pela experiência.
  • A percepção dos adultos sobre a aprendizagem como resolução de problemas.
  • A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.
  • Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
Além do tema principal foram tratados assuntos como: Informações e vídeos sobre Educação a Distância do ESDE que foi lançado pela FEB dia 09/09, apresentação e discussão acerca do Plano de Trabalho do Movimento Espírita Brasileiro, com ênfase nas Diretrizes e ações para o Nordeste. 

Estiveram presentes nessa tão importante oficina a turma do ESDE do nosso Grupo Espírita Renascer, formada pela nossa companheira Ana Holanda, monitora do ESDE TOMO II, José Cláudio nosso Presidente e Monitor do ESDE TOMO ÚNICO, Adriano Costa e Silvanildo Tavares do ESDE TOMO II.




Blog do Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário